Estudo de viabilidade do ramal ferroviário até Santa Catarina está completo
Está concluído e será apresentado amanhã (11), em audiência pública na cidade paranaense de São Jorge do Oeste, o Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental (1ªfase) do ramal ferroviário que ligará o Paraná, pelas regiões do Cantuquiriguaçu e Sudoeste do Estado, ao Oeste de Santa Catarina, no município de Chapecó.
As audiências públicas visam aperfeiçoar o estudo, colher críticas e sugestões de cada região sobre aspectos da economia local que não tenham sido contemplados no levantamento. O objetivo é apurar o potencial de cargas que serão transportadas e determinar a viabilidade da ferrovia. O levantamento prévio aponta que o volume de cargas no novo ramal será de seis milhões de toneladas por ano.
O estudo técnico, econômico e sócio-ambiental confirma as projeções do potencial das regiões abrangidas. Com a chegada da Ferroeste a Chapecó, 238 municípios do Rio Grande do Sul vão entrar na área de influência da ferrovia. Essa região, que inclui os municípios gaúchos de Erechim e Passo Fundo, concentra mais de 50% Produto Interno Bruto (PIB) daquele Estado.
As apresentações da Ferroeste na audiência pública, embora de caráter técnico, serão acessíveis à população.
O estudo prova a necessidade e a viabilidade da ferrovia, sem no entanto garantir a sua construção. O que vai garantir o início das obras é a mobilização política das regiões envolvidas e o compromisso dos governadores do Paraná e Santa Catarina e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.